parceiros
-
galeria
\ casas capela \
2022
arquitetônico
As Casas Capela foram concebidas a partir do desafio de um terreno estreito, com 6,5 metros de largura por 100 metros de profundidade. Com entradas independentes, as duas casas se conectam por um caminho de cascalhos.
O projeto adota uma abordagem minimalista, tanto na forma quanto na escolha do sistema construtivo, utilizando soluções simples, econômicas e racionais. A proposta evidencia como a arquitetura, mesmo com recursos simples, pode alcançar alta qualidade espacial e ambiental. O desenho aposta na clareza, na proporção e na organização precisa para oferecer uma experiência generosa aos moradores.
Cada unidade possui acesso a dois pátios com varandas e aberturas generosas, que promovem a integração com o exterior. A planta é enxuta e linear, com aberturas voltadas para a frente e os fundos do terreno.
Os quartos contam com janelas amplas voltadas para varandas individuais, garantindo privacidade e iluminação por meio de aberturas zenitais, brises e fechamentos estratégicos.
Os três pátios do projeto equilibram ocupação e privacidade, além de assegurarem ventilação cruzada e iluminação natural — mesmo com as limitações impostas pelas normas urbanísticas para aberturas laterais.
